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segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Vídeo da Dinâmica do Bolinho de Café - Impacta - Academia de Instrutores - 2009

Falando a receita do Bolinho de Café como se estivessem narrando uma partida de futebol.

Vídeo Dinâmica Comunicação Verbal - Impacta - Academia de Instrutores - 2009

Dinâmica do Produto Inovador

Dividir a sala em 4 grupos e pedir que eles escrevam um projeto de um produto inovador para ser lançado no mercado.

O material disponível para elaboração do produto serão 100 peças de um monta-fácil.

O grupo deverá elaborar por escrito um planejamento detalhado do produto que será lançado.

O manual de instruções, deverá ser apresentado acompanhado de um desenho do produto. É importante dizer aos grupos que o projeto deve se executável num prazo de 15 minutos.

Após a elaboração desse manual e desenho, para a qual deverão ser dados 15 minutos, trocar os planejamentos entre os grupos, entregar os materiais e dizer que eles terão 15 minutos para executar o planejamento ali descrito.

Após a execução dos projetos, fazer uma avaliação coletiva, dos projetos descritos no papel e dos resultados obtidos.


Dinâmica da Montanha

OBJETIVOS:

Possibilitar aos participantes o processo simulado de alcance de objetivos, suas dificuldades, perseverança, superação e automotivação.

MATERIAL:

Equipamento de som
Música

PROCEDIMENTOS:

a.    Informar aos participantes: “Você vai fazer uma viagem a pé. Será um trajeto muito longo, por isso você não deve levar muito peso – só o básico necessário, pouca roupa, tênis confortável, bebida energizante, protetor solar e muita disposição. Até o final da sua viagem, você deverá contemplar um grande objetivo que você espera”,
b.    Solicitar que todos fechem os olhos e fiquem o mais confortável possível;
c.    Colocar uma música instrumental, leve, porém ritmada.
d.    “Você está começando a sua viagem, agora... Ainda está dentro da cidade, observa as ruas, as casas, as pessoas. É muito cedo, a brisa está fria, está um dia bonito”;
e.    “Agora, você já está deixando a cidade, pegou um trecho de asfalto... poucas casas, quase gente nenhuma, um ou outro carro que vai ou vem”;
f.     “A estrada, agora, é de cascalho, um pouco estreita, algumas árvores, vegetação rasteira, bem verde... Começou a chover suavemente, mesmo com o sol, e você está contemplando um arco-íris;
g.    “O sol está ficando mais quente, já é quase meio-dia, você já não vê mais ninguém... está andando sozinho, precisa para um pouco, mas não vê nenhuma árvore – está um grande descampado”;
h.    “Você, agora, está avistando, ao longe, algumas árvores. Apressa o passo. Sabe que precisa chegar ao seu objetivo antes de anoitecer”;
i.     “Um som gostoso de água – parece cachoeira – lhe cerca aos ouvidos. Você começa a descer um trecho, onde já avista, lá embaixo, muitas árvores e uma linda queda d’água formando um lago”;
j.     “Aproveite e tenha o seu merecido descanso. Tome banho, delicie-se com as frutas e a água cristalina... Dê um tempo prá você”;
k.    “As horas estão passando, já são quase três da tarde e você tem, ainda, um bom pedaço de caminhada. Um trecho de árvores e muita sombra...”;
l.     “A caminhada, a partir de então, oferece alguns riscos – cuidado com insetos, espinhos, cobras”.
m.  “O trajeto começa a ficar íngreme, e você já avista a montanha, onde, lá em cima, está o seu objetivo... Muitas pedras, as dificuldades são maiores, mas a parada que você fez e o vislumbre da chegada à reta final lhe dão um ânimo novo”.
n.    “Você já subiu mais da metade da montanha. Pára um pouco. Senta-se numa pedra. Olha para baixo. Visualiza tudo o que ficou prá trás. Avalia o quanto você já fez”.
o.    “Continua... O vento, agora, sopra mais frio. Já são mais de quatro da tarde e você já está avistando o topo. Falta pouco”.
p.    “Você está a alguns metros da sua montanha, de chegar ao seu objetivo. O vento está muito forte, e você tem que redobrar os seus cuidados. Falta quase nada, agora”.
q.    “Você já está avistando o topo...  Mas, tem uma surpresa pra você, agora: ao longo de toda a montanha, tem um muro... um muro mesmo! Mas, o que é que um muro está fazendo no alto da montanha?!

Pedir para que todos abram os olhos e respondam as seguintes questões:

1.    Como foi a sua viagem?
2.    Quais são suas dificuldades?
3.    O que motivou a continuar?
4.    O que significa esse muro?
5.    O que você fez com ele?

Dinâmica da Bolinha

Material necessário:

Uma bolinha

TEMPO PARA REALIZAÇAO:  20 MINUTOS NO MÁXIMO


5 MINUTOS PARA IDEALIZAR
15  MINUTOS PARA REALIZAR


Roteiro:


Numerar os participantes de forma aleatória, 1,2,3..... Pedir para que os participantes fiquem em pé em um semi círculo, para receberem as orientações. 

A instrutora não deverá manifestar-se sobre a ordem numérica de posicionamento dos participantes. (POIS A SOLUÇÃO SERÁ ALCANÇADA MAIS RAPIDAMENTE QUANDO OS PARTICIPANTES PERCEBEREM QUE É NECESSÁRIO POSICIONAMENTO NA ORDEM NUMÉRICA ( NÚMERO RECEBIDO NO INÍCIO DA ATIVIDADE)


Entregar para a pessoa que recebeu o número 1 a bolinha e pedir para que passem respeitando a seqüência numérica, 1ª para a 2ª para a    e assim por diante, independente do local onde eles estão... A BOLINHA DEVE PASSAR NA MÃO DE TODOS e ao final a bolinha volta para o número 1.

Depois que eles treinarem (duas vezes) sem deixar a bolinha cair, (se isso acontecer a atividade deve ser iniciada novamente) a instrutora deve cronometrar a realização da atividade, sempre lembrando que a bolinha deve passar pela mão de todos e na seqüência. Geralmente a realização leva de 15 a 20 segundos para ser concretizada.
 O posicionamento dos participantes, não é fixo (caso haja questionamento sobre o posicionamento, deixar claro que são eles quem estão resolvendo o problema, portanto são eles quem encontram a melhor forma de resolver e alcançar o objetivo). Problemas irão surgir, pois se atividade não tiver um líder, e todos não colaborarem, o objetivo não será alcançado.


ATENÇÃO:
CADA ETAPA SÓ SERÁ INICIADA E CRONOMETRADA QUANDO A EQUIPE ESTIVER ORGANIZADA.

Após cronometrar e registrar no quadro branco/lousa o tempo, dizer a eles que a meta são 3 segundos a menos em relação ao tempo registrado anteriormente. (se foi 15 a meta será 12 segundos).

Assim que atingirem a meta, diminuir  2 segundos (se atingiram 12 a nova meta será 10 segundos).

Até eles chegarem a meta real para a realização da atividade que são 6 segundos.


FUNDAMENTAR:

Como foi trabalhar com metas, tempo, pessoas, idéias, líderes, com um tipo somente de recurso, enfim, realizar um processo e lidar com todos os itens que o compõe?
Como vocês perceberam a importância da organização em ordem numérica? O trabalho da equipe foi fundamental para a realização do objetivo? Porque?


Dinâmica dos Pinos


Material necessário:

Pinos mágicos
Folha sulfite
Canetas ou lápis

TEMPO PARA REALIZAÇÃO:  25 MINUTOS NO MÁXIMO

5 MINUTOS PARA PENSAR NO QUE SERÁ REALIZADO.
10  MINUTOS PARA ELABORAR O MANUAL E O DESENHO DO PROJETO.
10 MINUTOS PARA CONSTRUIR



Roteiro:

Dividir os participantes em três grupos, ou menos de acordo com o nº de participantes,  pedir para que sentem no chão  de forma que um grupo fique distante do outro.  Entregar para cada equipe um saquinho com 50  pinos  e pedir para que com base no material entregue o grupo pense em algo que poderiam criar ( 5 minutos).

Após o consenso, elaborarem um manual de instruções e um desenho do   objetivo planejado pela equipe ( 10 minutos).

Depois que os grupos elaborarem o manual, recolher e fazer trocas, entregar apenas o manual para outros grupos e deixar o desenho do projeto com os seus criadores.  Pedir para que eles construam o que esta descrito no manual de forma fiel, não acrescentando nada alem do que foi descrito. ( 10 minutos)

  
Ao término, entregar o manual junto ao que foi construído ao grupo de origem, e abrir para discussão:

  • OBJETIVO FOI ATINGIDO DA MESMA FORMA QUE FOI PLANEJADO PELO GRUPO
  • OBSERVEM O REALIZADO, COM O QUE FOI DESENHADO E COM O MANUAL.  HÁ DIFERENÇAS? POR QUE?
  • QUAIS AS DIFICULDADES QUE VOCÊS SENTIRAM AO SEGUIR O MANUAL?
  • QUE PODERIA SER FEITO NESTE PROCESSO PARA FACILITAR A REALIZAÇÃO?
  •  E IMPORTANTE FAZER DO PLANEJAMENTO UM HABITO?


Ressaltar a importância de fazer um planejamento detalhado, para que no momento  de realização o objetivo seja comum, e o mais próximo do idealizado. 



Dinâmica da Bomba

Materiais a serem entregues para cada grupo:

-         1 bola de borracha (bomba)
-         1 revista inteira
-         1,20cm de barbante (mínimo)
-         60cm de fita crepe
-         2 folhas sulfite

Outros materiais necessários:
-         1 apito;
-         rolo de fita crepe;
-         folhas de papel toalha;
-         1 pote (com, mais ou menos, 1 palmo de altura e a mesma medida de largura), quase completo de água;
-     Música do filme Missão Impossível.

Para montar a sala:
Pedir para que os participantes aguardem do lado de fora para que a sala possa ser montada da seguinte maneira:
Formar um círculo, marcando-o com pedaços de fita crepe, de 1,20cm de diâmetro (utilize o barbante para facilitar), no centro desse círculo, coloque o pote com água (embaixo do pote coloque folhas de papel toalha para facilitar a visualização, caso respingue água no chão).

Tempo previsto:
10 min para o planejamento
02 min para o desarmamento

Roteiro:
Dividir a sala em dois grupos (entregar os respectivos materiais, explicar que a fita adesiva só será entregue se o grupo tiver necessidade de utilizá-la)


O objetivo da dinâmica é desarmar a bomba, seguindo as seguintes instruções:
-         O círculo demarcado corresponde a um campo minado, portanto tudo o que cair dentro dele (revista, barbante, papel, água ou mesmo o pé de algum participante), durante ou após a execução, ocasionará sua explosão.
-         A bomba explodirá em 120 segundos e só será desativada se for colocada na água.
-         Nada poderá ser modificado na estrutura montada.
-         Será cedido 10 minutos para o planejamento e nesse período o campo estará liberado.
-         O tempo será informado através do som do apito, e nesse caso todos deverão sair da área demarcada. (Caso haja explosão, a instrutora também deverá apitar).
-         Cada grupo terá 120 segundos para a realização do planejamento.

Lembretes:
-         Nada poderá tocar no campo minado, mesmo após o desarmamento da bomba.
-         Barbante, papel, fita e a bolinha podem ficar dentro do pote com água.
-         A revista deve voltar intacta, ou seja, não pode ser rasgada, amassada, etc.
-         Todos devem respeitar a demarcação do campo minado, mesmo que seja na execução do outro grupo.

Dinâmica das Dúvidas

Distribuir as perguntas abaixo entre os grupos e pedir que formulem respostas. Discutir as respostas e chegar a possíveis soluções para as situações.


Quando um ouvinte formular uma pergunta, qual deverá ser a atitude o orador se não souber a resposta?


Quando o orador comete um engano, deve corrigir o erro ou continuar falando?


Como manter o interesse do auditório por um tempo prolongado?

Quando ocorrer o “branco” e não encontrar as palavras para continuar, o que deverá ser feito?


Como reagir ao riso do auditório?


Como um orador poderá demonstrar maior naturalidade durante a sua apresentação?


Quais os cuidados para se utilizar bem os recursos visuais numa apresentação?

Os Três Crivos

... certa feita, um homem esbaforido achegou-se a Sócrates e sussurrou-lhe aos ouvidos: 
- Escuta, na condição de teu amigo, tenho alguma coisa muito grave para dizer-te em particular...
- Espera!... ajuntou o sábio prudente. Já passaste o que me vais dizer pelos três crivos?
- Três crivos? – perguntou o visitante, espantado.
- Sim, meu caro amigo, três crivos. Observemos se tua confidência passou por eles. O primeiro é o crivo da verdade.
Guardas absoluta certeza, quanto aquilo que pretendes comunicar?
- Bem ponderou o interlocutor, - assegurar mesmo, não posso... Mas ouvi dizer e ... então...
- Exato. Decerto peneiraste o assunto pelo segundo crivo, o da bondade. Ainda que não seja real o que julga saber, será pelo menos bom o que queres me contar?
Hesitando, o homem replicou:
- Isso não... Muito pelo contrário...
- Ah! – tornou o sábio – então recorramos ao terceiro crivo, o da utilidade, e notemos o proveito do que tanto te aflige.
- Útil?!... – aduziu o visitante ainda agitado. – Útil não é...
- Bem – rematou o filósofo num sorriso, - se o que tens a confiar não é Verdadeiro, nem Bom e nem Útil, esqueçamos o problema e não te preocupes com ele, já que nada valem casos sem edificação para nós...

Aí está, meu amigo, a lição de Sócrates, em questões de maledicência...

Autor: Irmão X
Psicografia de Chico Xavier

Dinâmica do Público

Um integrante do grupo sai da sala e o facilitador combina com a turma que tipo de platéia abaixo eles irão representar, após cada tipo de platéia, abre-se uma discussão sobre como lidar com cada uma.

  •  Receptiva;
  • Impaciente;
  • Sonolenta;
  • Questionadora.

Teste de Canais de Comunicação (Cinestésico, Visual, Auditivo)

Identificação de Canais de Comunicação
(por João Paulo F. Balbino)
 Responda às perguntas deste teste, escolhendo uma resposta (a, b ou c) para cada item:
          1. Eu gostaria mais de fazer este teste...
          a) verbalmente;
          b) por escrito;
          c) realizando tarefas.

2. Para me agradar, é só me dar algo...
a) útil;
b) sonoro;
c) bonito.

3. Eu tenho mais facilidade em recordar nas pessoas...
a) a fisionomia;
b) o nome;
c) as atitudes.

4. Aprendo mais facilmente...
a) lendo;
b) fazendo;
c) escutando.

5. Atividades que mais me atraem...
a) música / oratória;
b) fotografia / pintura;
c) escultura / dança.

6. Na maioria dos momentos, eu prefiro...
a) fazer;
b) escutar;
c) observar.

7. Recordando os momentos felizes, me vêm à mente...
a) as cenas;
b) os sons;
c) as sensações.

8. Durante minhas férias, gosto de...
a) repousar;
b) participar de atividades físicas;
c) viajar.

9. Valorizo nas pessoas, principalmente...
a) o que elas dizem;
b) o que elas fazem;
c) a aparência.

10. Acho que alguém gosta de mim quando...
a) me faz elogios;
b) me dá presentes;
c) tem atitudes positivas comigo.

11. Das três ações seguintes, prefiro...
a) movimentar;
b) sintonizar;
c) focalizar.

12. Valorizo mais...
a) a coordenação;
b) o aspecto;
c) o rítimo.

13. Meu carro preferido tem que ser...
a) confortável;
b) charmoso;
c) silencioso.

14. Quando me interesso por alguma coisa, procuro...
a) olhar bem;
b) ouvir com atenção;
c) participar.

15. Para decidir, utilizo mais...
a) o que escuto;
b) o que sinto;
c) o que vejo.

16. O que mais me incomoda é...
a) luminosidade forte;
b) roupa desconfortável;
c) barulho.

17. Qualidade que me agrada:
a) colorido;
b) afinado;
c) saboroso.

18. Características fundamental numa peça de teatro:
a) eloqüência / texto;
b) gesticulação / movimento;
c) iluminação / cenário.

19. Meu passatempo favorito é:
a) dançar ou fazer exercícios;
b) observar o belo;
c) ouvir sons harmoniosos.

20. Programa que eu escolheria com mais gosto:
a) ir à um concerto;
b) visitar uma exposição;
c) ir à um parque de diversões.

Folha de Respostas

Questão
Coluna 1
Coluna 2
Coluna 3
1
B
A
C
2
C
B
A
3
A
B
C
4
A
C
B
5
B
A
C
6
C
B
A
7
A
B
C
8
C
A
B
9
C
A
B
10
B
A
C
11
C
B
A
12
B
C
A
13
B
C
A
14
A
B
C
15
C
A
B
16
A
C
B
17
A
B
C
18
C
A
B
19
B
A
C
20
B
A
C
1ª coluna: visual;
2ª coluna: auditivo;
3ª coluna: cinestésico.
Multiplicar o resultado da soma de cada item x (vezes) 5 para se obter o percentual.
Ex.: 5 visual, 3 auditivo, 12 cinestésico:
5 x 5 = 25% visual;
3 x 5 = 15 % auditivo;
12 x 5 = 60% cinestésico.
Seu resultado indica seu canal de comunicação/percepção predominante. O resultado menor mostra em que aspectos você pode melhorar em sua comunicação com as pessoas. Usando bem seu principal meio de comunicação e aprimorando os outros, você poderá aumentar bastante o seu potencial comunicativo.

Lembre-se: o bom comunicador precisa falar (e captar) as três linguagens simultaneamente: ser "poliglota", mesmo falando um só idioma! 

Dinâmica da Criatividade



Situação 1 – Acidente numa estrada nos arredores de uma grande cidade, envolvendo um caminhão carregado de galinhas, uma carreta com esterco, um carro esporte importado e um carro de luxo.

Os personagens e suas versões:

1.    Leonel – motorista do caminhão de galinhas, gaúcho de Santa Maria, no interior de RS, conta sua versão ao delegado.
2.    Severino – motorista da carreta com esterco, cearense, conta sua versão ao delegado.
3.    Jean – dono do carro esporte, famoso costureiro baiano, escreve matéria para uma revista nacional de fofocas.
4.    Zé da Silva – morador da favela próxima do local do acidente (testemunha), apanhado pela polícia retirando-se do local com uma galinha embaixo de cada braço, dá explicações ao juiz.
5.    Otacílio – repentista alagoano (testemunha), narra o que viu em forma de repente.
6.    Odara – hippie, vendedor de artesanato, paulista (testemunha).
7.    Rogério Menininho – candidato a prefeito, carioca, testemunha. Como está em campanha, aproveita a pequena multidão que se forma no local do acidente para fazer um discurso.


  

Situação 2 – Cartas de Amor

Como será que as personagens abaixo fariam suas cartas declarando-se à pessoa amada?

1.   Um advogado altamente prolixo.
2.   Um adolescente, surfista, de 16 anos.
3.   Um senhor de 80 anos de idade, apaixonado por uma jovem de 20.
4.   Um louco, internado em um sanatório, apaixonado por uma louca internada na mesma instituição.
5.   Um poeta.
6.   Um jovem altamente tímido.
7.   Um executivo apressado e estressado.