Quem sou eu

Minha foto
Alguém apaixonada pela vida, pelas pessoas, pela arte, pela educação e que procura fazer de cada momento vivido uma experiência enriquecedora para mim e para os que comigo a estão compartilhando...

Seguidores

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Dinâmica da Bolinha

Material necessário:

Uma bolinha

TEMPO PARA REALIZAÇAO:  20 MINUTOS NO MÁXIMO


5 MINUTOS PARA IDEALIZAR
15  MINUTOS PARA REALIZAR


Roteiro:


Numerar os participantes de forma aleatória, 1,2,3..... Pedir para que os participantes fiquem em pé em um semi círculo, para receberem as orientações. 

A instrutora não deverá manifestar-se sobre a ordem numérica de posicionamento dos participantes. (POIS A SOLUÇÃO SERÁ ALCANÇADA MAIS RAPIDAMENTE QUANDO OS PARTICIPANTES PERCEBEREM QUE É NECESSÁRIO POSICIONAMENTO NA ORDEM NUMÉRICA ( NÚMERO RECEBIDO NO INÍCIO DA ATIVIDADE)


Entregar para a pessoa que recebeu o número 1 a bolinha e pedir para que passem respeitando a seqüência numérica, 1ª para a 2ª para a    e assim por diante, independente do local onde eles estão... A BOLINHA DEVE PASSAR NA MÃO DE TODOS e ao final a bolinha volta para o número 1.

Depois que eles treinarem (duas vezes) sem deixar a bolinha cair, (se isso acontecer a atividade deve ser iniciada novamente) a instrutora deve cronometrar a realização da atividade, sempre lembrando que a bolinha deve passar pela mão de todos e na seqüência. Geralmente a realização leva de 15 a 20 segundos para ser concretizada.
 O posicionamento dos participantes, não é fixo (caso haja questionamento sobre o posicionamento, deixar claro que são eles quem estão resolvendo o problema, portanto são eles quem encontram a melhor forma de resolver e alcançar o objetivo). Problemas irão surgir, pois se atividade não tiver um líder, e todos não colaborarem, o objetivo não será alcançado.


ATENÇÃO:
CADA ETAPA SÓ SERÁ INICIADA E CRONOMETRADA QUANDO A EQUIPE ESTIVER ORGANIZADA.

Após cronometrar e registrar no quadro branco/lousa o tempo, dizer a eles que a meta são 3 segundos a menos em relação ao tempo registrado anteriormente. (se foi 15 a meta será 12 segundos).

Assim que atingirem a meta, diminuir  2 segundos (se atingiram 12 a nova meta será 10 segundos).

Até eles chegarem a meta real para a realização da atividade que são 6 segundos.


FUNDAMENTAR:

Como foi trabalhar com metas, tempo, pessoas, idéias, líderes, com um tipo somente de recurso, enfim, realizar um processo e lidar com todos os itens que o compõe?
Como vocês perceberam a importância da organização em ordem numérica? O trabalho da equipe foi fundamental para a realização do objetivo? Porque?


Nenhum comentário:

Postar um comentário