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segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Dinâmica das Massinhas

(duração +/- 1h)


Materiais (quantidade referente a uma equipe), nesta atividade o número de equipes de trabalho são 4, compostas por no mínimo 4 pessoas.



1 tesoura
1 vidro de cola
3 ou 4  pedaços de cores diferentes de massinha (as cores não devem ser misturadas, devem ser trabalhadas de forma individual e logo após serem devolvidas sem danos a instrutora)
1 lápis ou 1 caneta
4 folhas sulfite
½ cartolina ou uma folha sulfite
1 molde de caixinha



Tempo da atividade: 30 minutos para a execução e 15 minutos para a fundamentação do trabalho das equipes. Total 1 hora aproximadamente.



Roteiro



1)     solicitar  aos  participantes  que se dividam  em 4 equipes de trabalho, podendo.


2)     Instruções do jogo: ler pausadamente:

“ Somos uma empresa de objetos decorativos em cerâmica. Participamos de algumas feiras e temos uma grande encomenda de um cliente muito exigente. Nossa tarefa neste pedido é fabricar o máximo possível das peças pedidas por este cliente, dentro do melhor padrão de qualidade possível.”




Após as orientações, a instrutora dirige-se a cada equipe e discretamente orientar:




Equipe A: (a instrutora) escolhe um líder sem questionar  os integrantes da equipe.



Equipe B: pede ao grupo que escolha seu líder, procurando saber quem já passou pela experiência ou que acredita possuir as habilidades.




Equipe C: (a instrutora) questiona quem gostaria de ser o líder.



Equipe D: pede ao grupo que eleja um coordenador (mas não levar em consideração critérios para exercer a liderança. O grupo escolhe uma pessoa somente).

Ao final das escolhas, chamar os líderes para fora da sala e passar as orientações, de maneira que as equipes não percebam as informações passadas. E avisar as equipes que de agora em diante, o tempo será contado e que toda e qualquer orientação será feita através do líder.




Orientações aos Líderes (solicitar aos líderes que exerçam seus papéis representando da melhor maneira possível. As equipes não devem tomar conhecimento do roteiro de cada líder, pois os papéis serão revelados ao final da atividade a todos os outros participantes.)



Líder A: será o líder durão (chefe) que exige, cobra, chama a atenção, centraliza as decisões e não se importa com as necessidades do grupo. Vai valorizar a quantidade e não a qualidade. Não deixe as pessoas conversarem muito, afinal tempo é produção. E não ajuda em nada, somente cobra a produção das peças.

Líder B: liderar da forma que achar mais correto.


Líder C: será o líder desligado (deixa o grupo decidir tudo, fazer o que bem entender) não se interesse muito pela tarefa  e nem pelas necessidades do grupo. E em muitos momentos, esquecer de passar as principais orientações. Este líder é muito centrado em si e só valoriza a equipe se ela alcançar o sucesso.


Líder D: será o líder participativo em excesso (a equipe decide tudo com o líder e ele ouve, discute, negocia e dá atenção em excesso ao grupo. Algumas vezes volta atrás e em outras não decide nada). Trabalha junto com a equipe.


ATENÇÃO –

As atividades das equipes (passar para aos Líderes que passarão as suas equipes). Os  membros das equipes devem sempre perguntar aos líderes e não as instrutoras.

A)       As equipes deverão confeccionar  chapéus, frutas, pirâmides e sapatos;
B)        Deverão ainda confeccionar caixinhas para os objetos no formato indicado no xerox;
C)       O tempo de confecção são de 30 minutos;
D)    Ao final do tempo as equipes devem  providenciar a exposição dos objetos para avaliação do controle de qualidade


    

Os líderes durante a atividade, serão chamados a cada 6 minutos para receberem orientações e que serão passadas para a equipe de acordo com o papel assumido pelo líder.


1º) Carta: “o nosso cliente tem preferência por chapéus e frutas”;

2º) Ofício:” ...por termos um concorrente que vende frutas, damos preferência a sapatos”;

3º) e-mail: “...logo, só ficaremos com chapéus que tenham enfeites”;

4º) Telefonema:”... não compramos sapatos de salto alto”;

5º) Telefonema:”... temos urgência de frutas”.




As atividades da Instrutora


A)        (Você será a CQ – Controle de Qualidade,  que avaliará a aparência, a forma e as embalagens).
B)      Durante a execução a instrutora percorre discretamente os grupos e anota os comportamentos marcantes e importantes que complementará a teoria a ser fundamentada.

Ao final do tempo, após a organização dos objetos para a exposição, a instrutora realiza o controle da qualidade (escolhendo os produtos mais bem feitos  e pede para alguém da equipe anotar a quantidade escolhida, rejeitada e somar tudo para avaliar a quantidade confeccionada). Após a avaliação em cada grupo, listar a seguinte tabela na lousa para que todos possam acompanhar a avaliação.



  
Equipes
Obj. Aprovados
Rejeitados
Total Confeccionados




O grupo que realizar a metade dos pontos (total confeccionado) do grupo vencedor é desclassificado.


Após a avaliação abrir para cada grupo expor as facilidades e dificuldades da atividade, com base no slide 14  e  durante as  exposições os líderes revelam os seus papéis. E todos junto levam em consideração o relacionamento, maturidade, comunicação e em conseqüência o que conseguiram produzir.




Fundamentar: a intenção desta atividade foi propiciar a vocês a vivência do trabalho em equipe com o exercício da liderança para a avaliação da   comunicação, a persuasão, a qualidade do produto, a interação das pessoas com o líder, a resolução de problemas ou a geração do mesmo e como tudo foi superado por vocês e a  troca de conhecimentos e  aprendizados. Esta atividade nos leva a discutir as tendências da liderança nas empresas, favorecendo a analise das implicações das diversas formas de liderança e o resultado como um todo.



Instrutora:  Temos diversos acontecimentos nesta dinâmica. Tudo depende da  maturidade do líder ou da equipe. Em alguns casos   a equipe A produz pouco e sem muita qualidade e diversidade de produtos. Mas em outros momentos o resultado pode ser ao contrário.
A equipe B gera uma boa produção em quantidade e qualidade, mas se o líder não tiver a maturidade para explorar o potencial da equipe o resultado não é nada compensador. Equipe C, tem um líder ausente e depende muito da maturidade dos participantes para alcançar os objetivos estabelecidos, algumas vezes a equipe é desclassificada, mas em alguns momentos surpreendem. E a equipe D, por excesso de interferência do líder acaba tendo problemas no relacionamento dos liderados e da produção. Mas quando a equipe é madura, supera o excesso de participação do líder.

LEMBRETE:  o cenário exposto da atividade não é algo fixo! Nesta dinâmica vamos ter grandes surpresas. Como por exemplo tem equipes C, que são tão maduras que podem vencer o desafio, ou equipes B que serão desclassificadas devido a falta de orientação clara do líder.









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