Material: Papeletas com o seguintes nomes: cocheiro, passageiro magro, passageira, menininho chorão, roda, banco, porta, molas, cavalo.
Instruções: entregar uma papeleta para cada participante, a instrutora contará uma história, quando citar o seu personagem ou o objeto escrito na papeleta, o participante deve levantar-se e bater uma palma e logo se sentar. Quando a instrutora disser CARRUAGEM, todos devem levantar e bater duas palmas.
HISTÓRIA
A viagem estava atrasada porque o cocheiro estava consertando a roda dianteira da carruagem. O atraso o deixava cada vez mais irritado, e o passageiro magro andava de um lado para o outro enquanto a passageira acalmava o menininho chorão.
Quando a carruagem ficou pronta, o velho cocheiro apressou-se em fechar a porta e tirar o capim do cavalo para iniciar a viagem da carruagem.
O passageiro magro acalmou-se e até sorriu para o menininho chorão que, agora todo feliz, fazia ranger com seus pulos as molas do banco da carruagem.
A carruagem iniciou a viagem puxada pelo cavalo enquanto a passageira sorria para o passageiro magro. Mas, de repente, o cavalo tropeçou, o banco inclinou, a porta se abriu e o cavalo assustou, obrigando a carruagem a parar para consertar a mola do assento e a roda que havia se soltado novamente da carruagem.
FUNDAMENTAÇÃO:
Pedir para que os participantes contem a história que você acabou de ler. Identifique que os mesmos apresentam dificuldade para contá-la, isso acontece porque prestaram atenção somente nos personagens ou objetos e esquecem de visualizar o todo.
Leia novamente a história pedindo para que preste atenção em todas as etapas.
Após a leitura, peça para que eles contem a história.
Fundamentar que um dos primeiros passos para resolução do problema é compreender tudo que nos cerca, identificar detalhes dos acontecimentos, estar atento as mudanças e prever situações. Isso fará com seja mais fácil identificar as causas e mais rápido se resolverá o problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário