Quem sou eu

Minha foto
Alguém apaixonada pela vida, pelas pessoas, pela arte, pela educação e que procura fazer de cada momento vivido uma experiência enriquecedora para mim e para os que comigo a estão compartilhando...

Seguidores

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Teste de Canais de Comunicação (Cinestésico, Visual, Auditivo)

Identificação de Canais de Comunicação
(por João Paulo F. Balbino)
 Responda às perguntas deste teste, escolhendo uma resposta (a, b ou c) para cada item:
          1. Eu gostaria mais de fazer este teste...
          a) verbalmente;
          b) por escrito;
          c) realizando tarefas.

2. Para me agradar, é só me dar algo...
a) útil;
b) sonoro;
c) bonito.

3. Eu tenho mais facilidade em recordar nas pessoas...
a) a fisionomia;
b) o nome;
c) as atitudes.

4. Aprendo mais facilmente...
a) lendo;
b) fazendo;
c) escutando.

5. Atividades que mais me atraem...
a) música / oratória;
b) fotografia / pintura;
c) escultura / dança.

6. Na maioria dos momentos, eu prefiro...
a) fazer;
b) escutar;
c) observar.

7. Recordando os momentos felizes, me vêm à mente...
a) as cenas;
b) os sons;
c) as sensações.

8. Durante minhas férias, gosto de...
a) repousar;
b) participar de atividades físicas;
c) viajar.

9. Valorizo nas pessoas, principalmente...
a) o que elas dizem;
b) o que elas fazem;
c) a aparência.

10. Acho que alguém gosta de mim quando...
a) me faz elogios;
b) me dá presentes;
c) tem atitudes positivas comigo.

11. Das três ações seguintes, prefiro...
a) movimentar;
b) sintonizar;
c) focalizar.

12. Valorizo mais...
a) a coordenação;
b) o aspecto;
c) o rítimo.

13. Meu carro preferido tem que ser...
a) confortável;
b) charmoso;
c) silencioso.

14. Quando me interesso por alguma coisa, procuro...
a) olhar bem;
b) ouvir com atenção;
c) participar.

15. Para decidir, utilizo mais...
a) o que escuto;
b) o que sinto;
c) o que vejo.

16. O que mais me incomoda é...
a) luminosidade forte;
b) roupa desconfortável;
c) barulho.

17. Qualidade que me agrada:
a) colorido;
b) afinado;
c) saboroso.

18. Características fundamental numa peça de teatro:
a) eloqüência / texto;
b) gesticulação / movimento;
c) iluminação / cenário.

19. Meu passatempo favorito é:
a) dançar ou fazer exercícios;
b) observar o belo;
c) ouvir sons harmoniosos.

20. Programa que eu escolheria com mais gosto:
a) ir à um concerto;
b) visitar uma exposição;
c) ir à um parque de diversões.

Folha de Respostas

Questão
Coluna 1
Coluna 2
Coluna 3
1
B
A
C
2
C
B
A
3
A
B
C
4
A
C
B
5
B
A
C
6
C
B
A
7
A
B
C
8
C
A
B
9
C
A
B
10
B
A
C
11
C
B
A
12
B
C
A
13
B
C
A
14
A
B
C
15
C
A
B
16
A
C
B
17
A
B
C
18
C
A
B
19
B
A
C
20
B
A
C
1ª coluna: visual;
2ª coluna: auditivo;
3ª coluna: cinestésico.
Multiplicar o resultado da soma de cada item x (vezes) 5 para se obter o percentual.
Ex.: 5 visual, 3 auditivo, 12 cinestésico:
5 x 5 = 25% visual;
3 x 5 = 15 % auditivo;
12 x 5 = 60% cinestésico.
Seu resultado indica seu canal de comunicação/percepção predominante. O resultado menor mostra em que aspectos você pode melhorar em sua comunicação com as pessoas. Usando bem seu principal meio de comunicação e aprimorando os outros, você poderá aumentar bastante o seu potencial comunicativo.

Lembre-se: o bom comunicador precisa falar (e captar) as três linguagens simultaneamente: ser "poliglota", mesmo falando um só idioma! 

Um comentário: